Semana da Advocacia debate estratégias para enfrentar o estresse da profissão

Por Karoline Pinheiro

Em 14 agosto 2025


 

No dia 11 de agosto, Dia do Advogado e da Advogada, a CAASP promoveu a palestra Saúde Mental na Advocacia, com a psicóloga clínica e psico-oncologista do Hospital São Camilo, Suellen Martins, no auditório da sede da entidade, na Capital. O encontro integrou a programação da Semana da Advocacia, que acontece entre os dias 11, 12, 14 e 15 de agosto, com palestras, serviços gratuitos e exposições de parceiros.

 

A conversa foi mediada pelo vice-presidente da CAASP, Francisco Jorge Andreotti Neto, e pela diretora Stella Vicente Serafini, com a presença da secretária-geral adjunta Solange Amorim Coelho.

 

Durante a palestra, Suellen abordou os desafios emocionais da advocacia, marcada por prazos e alto nível de pressão. “A grande sacada é flexibilizar o pensamento e lembrar: há sempre uma saída. A forma como interpretamos e enfrentamos as situações faz muita diferença”, afirmou.

 

A psicóloga explicou o conceito de enfrentamento positivo, que se refere à maneira construtiva e adaptativa de lidar com situações difíceis, estressantes ou dolorosas, encontrando outras interpretações possíveis para a situação, evitando conclusões negativas automáticas e focando em soluções possíveis, mesmo que pequenas.


A especialista citou os sinais de adoecimento emocional, como anedonia (perda da capacidade de sentir prazer), alterações de humor, queda de produtividade e insônia. E deu dicas para evitá-los: “Faça pausas ao longo do seu dia, especialmente quando notar que o trabalho já não está fluindo”.

 

E pediu que a advocacia tenha o mesmo compromisso com sua saúde mental, que dedique tempo e voz à defesa da justiça, mas precisam ter o mesmo compromisso com a própria saúde mental: “Sem saúde mental, não saímos do lugar”.

 


 

LEIA TAMBÉM

 


Já está seguindo o CAASP Podcast?

Clique para saber mais