Na terça-feira, 12 de agosto, como parte da programação da Semana do Advogado, a CAASP promoveu a palestra “Saúde Financeira e Planejamento de Futuro”, reunindo Érika Palma, presidente da OABPrev-SP, e Sarai Molina, head da área educacional da Ágora Investimentos, em conversa mediada pela diretora da CAASP, Tatiana Marques Adoglio (foto). O encontro abordou temas como a relação entre saúde financeira e bem-estar, hábitos que comprometem o orçamento, opções de investimentos seguros e a importância do planejamento previdenciário para a advocacia.
Sarai Molina destacou que a educação financeira vai além de números: está ligada ao comportamento e à saúde. “A falta de saúde financeira impacta a vida pessoal, afeta os relacionamentos familiares, reduz a produtividade no trabalho e prejudica a saúde mental e física”, declarou.
Segundo a especialista, os principais fatores que comprometem a saúde financeira incluem gastar mais do que se ganha, não planejar o futuro, endividamento excessivo, dificuldade de pagar contas em dia, ausência de hábitos financeiros na infância, falta de reserva para imprevistos e, mais recentemente, o uso de casas de apostas.
Durante a palestra, Molina apresentou opções de investimentos seguros, como Tesouro Direto, previdência privada, LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CDB (Certificado de Depósito Bancário), fundos de investimento e ações. E reforçou a importância de consultar um especialista para escolher a aplicação mais adequada a cada objetivo: “Se você trata o investimento como um compromisso fixo, ele trabalha a seu favor. Ter controle financeiro permite deixar de viver preocupado e conquistar autonomia e segurança”.
Dando sequência, Érika Palma, presidente da OABPrev-SP, destacou a instabilidade de renda e a falta de garantias salariais fixas enfrentadas pela advocacia, reforçando a importância de criar uma reserva financeira. “O advogado, na maioria das vezes, não sabe como será o dia de amanhã. A hora é de cuidar da gente”, afirmou.
Ela aproveitou a ocasião para falar sobre o plano de previdência complementar fechado da advocacia, a OABPrev SP, cujo objetivo é tornar a advocacia previdente, acumulando recursos para o futuro de forma consciente, planejada, com segurança e suporte especializado. "Ser previdente é ser dono da própria história”, concluiu Érika Palma.
O conteúdo da palestra foi considerado inspirador pelos participantes. Mirian Milhomem Santos, advogada há trinta anos, comentou: "Essa roda de conversa foi um incentivo para procurar saber mais sobre previdência, não apenas para nós advogados, mas para nossos familiares. Também trouxe um novo olhar sobre como e onde investir".
Também acompanhou o debate a diretora da CAASP Maria Lucia de Almeida Robalo.